Caminhar nas montanhas, fazer um hiking


Caminhar nas montanhas, fazer um hiking, é um hábito muito suíço. Eu nem sabia o que era um hiking até descobrir que as caminhadas que eu amava fazer na natureza chamavam-se hiking. Adorava fazer hiking, antes mesmo de saber o nome.

Na Suíça existem 66,000 kms de trilhas sinalizadas para pedestres nas montanhas. Impossível não encontrar uma que se ame. As trilhas são classificadas conforme a dificuldade que oferecem assim qualquer um pode avaliar se aquele trajeto é adequado ou não.

As sinalizacões mostram a direção a ser seguida e também o tempo estimado que aquele percurso será feito. Curiosamente, eles usam o tempo de uma senhora de 60 anos para fazer a estimativa. Mas como é muito fácil encontrar senhoras de 80 anos caminhando nas montanhas, não me surpreendo quando a estimativa é mais rápida que meu grupo.

É muito comum cruzar famílias nas trilhas, muitas vezes com bebês de colo bem amarrados ao corpo dos pais, ou com crianças pequenas andando sem colo ou sem carrinhos. Eles praticam desde pequenos e continuam praticando... a idade avançada não impede que idosos estejam para todos os lados, inclusive nas montanhas. Aliás, penso que caminhar nas montanhas contribui para que o suíço chegue a idades avançadas em excelente forma.

Existem trajetos lindos para todo tipo de condicionamento físico. Aliás, o que eu adoro no hiking é que cada um segue o trajeto no seu ritmo, sem forçar ou exigir do outro o mesmo desempenho.

O melhor é que nunca se sabe o que se encontrará no alto. Encontram-se animais silvestres, flores do campo, neve em geleiras, lagos azuis, sempre uma surpresa agradável. Aliás surpresas também no clima, pois montanhas são famosas por mudanças climáticas inesperadas, daí as mochilas estarem recheadas de equipamentos para minimizar o emprevisto com segurança.

Um dia na montanha é um programa único, simples, barato e genuinamente suíço. Adoro e recomendo.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now