Neve no verão

Quando se pensa em Suíça, invariavelmente chocolate e neve vêm à mente. Mas, quando a visita ocorre no verão, uma das maneiras de se deliciar na neve é ir para o Glacier 3000.

Localizado no Col du Pillon, perto da estação de esqui Les Diablerets, a visita ao Glacial 3000 é mais interessante se feita em um dia de sol, não só para aproveitar a vista deslumbrante como também para não morrer de medo no teleférico.

O teleférico é um bondinho imenso e você sobe com muito conforto mas é inevitável olhar pela janela e perceber o quão alto se está indo. De lá enxerga-se acima das montanhas... dá para entender bem porque os Alpes exercem tamanho fascínio nos outros.

São duas viagens em 15 minutos de vista alucinante: depois de subir até a Cabana, troca-se de teleférico até o Scex Rouge. Quando chega lá no topo, a quase 3,000 metros de altura, sente-se a queda brusca da temperatura.

Lá em cima a primeira coisa a ser feita é olhar, olhar e olhar. Existem mirantes com os nomes das montanhas ao redor e a vista de 360º realmente impressiona.

Mas o que mais me impressionou foi uma ponte suspensa que liga dois picos, Peak Walk by Tissot. Dá um certo medo atravessar esta ponte sentindo ela se mexer a cada passo dado mas vale a pena, do outro lado existe mais um mirante de perder o folego.

As crianças de todas as idades piram no Alpine Coaster, que tem o trilho de Bobsleigh – uma espécie de trenó - mais alto do mundo. Você controla a sua própria velocidade portanto não é tão aterrorizante assim mas, enquanto desce nas curvas abertas, você percebe a altura em que está. É uma loucura!

Se estiver em mais de uma pessoa é recomendável comprar ingressos juntos, pois é impossível ir uma só vez e acima de cinco descidas tem desconto.

Até então nada de neve... hora de descer no teleférico de cadeirinhas e pisar na neve. Lá é possível caminhar no glacial, fazer boneco de neve, guerra de bolas de neve e até deslizar de topogã. Tem também um ônibus de neve para dar uma circulada maior. Não tem como não virar criança com tanta neve. Uma delícia.

Para os mais aventureiros, e treinados, é possível fazer hikings e algumas escaladas. Neste caso, melhor chegar cedo e ir totalmente equipado.

Para recarregar as energias, existe um restaurante com um terraço bem charmoso. Claro que nesta altura o menu não pode ser super complicado mas as opções de lá são gostosas e com algumas opções de pratos tipicamente suíços.

Algumas das atividade dependem do clima portanto, antes de programar uma visita é recomendável consultar o website do Glacial 3000 para verificar temperatura e o que estará aberto.

Mais sobre este assunto? Por aqui....

O clima e as quatro estações na Suíça

Minha árvore e os milagres da primavera suíça