Bern e os ursos

Diz a lenda que quando a cidade de Bern ainda estava em construção, e ainda sem nome, foi lançado um desafio que o nome do primeiro animal lá caçado batizaria a cidade. Naqueles tempos, na região de Bern existia uma enorme floresta e ursos estavam por toda a parte. O Duque de Zähringen, fundador da cidade, voltou de uma caçada com um urso, Bär em alemão, e assim a cidade recebeu este nome. O urso virou então o símbolo da cidade e é a figura central da bandeira e do brasão de Bern.

O urso, e seu célebre caçador, ilustram uma das fontes mais famosas de Bern, que fica logo na frente da Torre do Relógio.

Com o tempo, as florestas foram virando cidades e os ursos desaparecendo mas, não em Bern.

Bern tinha, desde 1857 um fosso com pelo menos um urso dentro. Era o símbolo da cidade. O cartão de visita. Os habitantes de Bern estavam acostumados a jogar comida para os ursos e a visitarem os ursos naquele fosso. Com o tempo, a tecnologia e a consciência ecológica, o fosso foi sendo melhorado com adição de plantas, areia e outros cuidados para deixar os animais mais confortáveis.

Mas as frequentes críticas sobre o trato de animais e até mesmo ações legais obrigaram a prefeitura a repensar sobre a maneira pela qual os animais, naquele cativeiro pequeno, eram mantidos.

Inaugurou-se então, em 2009, um parque para os ursos, o Baeren Park.

O enorme parque, com uma área de 6,000 m2 localizado logo abaixo de uma das pontes, fica praticamente dentro da cidade. Hoje é possível ver os ursos escalarem, brincarem e até pescarem no rio 24 horas por dia pois o parque tem câmeras de infravermelho, permitindo ver a atividade dos ursos também a noite. Tudo foi pensado... construiu-se até em um cantinho onde eles teriam privacidade e poderiam ficar só.

Em dezembro de 2009, no mesmo ano da inauguração Finn e Björk, o casal de ursos premiados com o parque, tiveram as gêmeas Berna e Ursina. Na época nunca ví tanta notícia de urso na mídia. Uma graça, fizeram até concurso para escolher o nome dos ursos. Os Suíços acompanhavam o crescimento deles como nunca. Eu lembro delas ainda pequenas, muito fofas.

Mas logo Björk e Berna começaram a ter problemas de relacionamento. Mãe e filha se pegavam direto, até que em 2013 decidiu-se mudar Berna para Bulgária. Hoje no parque em Bern, estão somente os três.

Começaram então novos questionamentos: o parque, da maneira que foi desenhado, não permitia a visita de pessoas com dificuldades de locomoção. Bom, o jeito então foi projetar um super elevador e ligar a parte de baixo com a de cima, além de fazer algumas manutenções necessárias. Simples? Não necessariamente... para que este projeto fosse executado em segurança, os ursos precisaram ser removidos. O barulho de uma obra desestabilizaria a família.

Para removê-los, foi desenhada uma operação para lá de sensacional. Os ursos mudaram então seus hábitos e começaram a comer seus 20 a 30 kgs de comida diariamente dentro de uma caixa metálica. No dia D, eles entraram nesta caixa para comer e a caixa então se fechou. Ela mesma foi utilizada como um container para transportar os animais até o parque Juraparc, em Vallorbe/ Jura. Os jornais Suíços anunciaram as férias dos animais como férias de super-stars!

Os ursos ficarão de “férias de verão” de Abril até 1º de Outubro 2015, quando voltarão à Bern, que sente falta de suas mascotes.

Enquanto isso, em Bern existe uma escultura de um urso de concreto que os bernenses carinhosamente chamam de “Urso da Sorte”. Segundo a tradição, se tocarmos neste urso teremos sorte até pelo menos o final do dia. Quando escutei a lenda, dei risada... não poderia ser um pouquinho mais? Mas depois, pensando bem, achei bem suíça esta tradição já que eles são muito pé no chão e gostam de gerenciar bem as expectativas.

Bom, sorte até o final do dia não é muito, mas já é alguma coisa... por via das dúvidas, toda vez que vou a Bern toco no urso, e coincidência ou não, sempre volto de lá super feliz!

Mais sobre assuntos similares? Aqui...

Visitar Berna vale muito a pena!

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now