Como ficar quente no inverno suíço


Apesar de estar sempre encapotada, sentia frio no meu primeiro inverno aqui. Um amigo alemão logo diagnosticou: “Você tem que se vestir como cebola, em camadas!”. Achei interessante a comparação com a cebola e depois, atenta cozinhando, constatei que a cebola é bastante resistente e que, geralmente quando estraga, não estraga em todas as camadas.

Já ouvi que o calor foge pelas extremidades e sei lá se é mito ou não mas depois de alguns invernos, aprendi como me manter aquecida por aqui:

LUVAS

Mãos quentes são mais fáceis com a ajuda de um bom par de luvas, preferencialmente a prova d’água. O problema é que hoje é importante estar conectada o tempo todo então tinha que tirar as luvas para atender telefone e etc. Minha vida mudou quando encontrei estas luvas touchscreen, com um tecido que permite digitar sem tirar as luvas.

CHAPÉUS

Sempre achei lindo usar chapéu mas me sentia um ET no Brasil, onde chapéus não são um hábito. Aqui uso e abuso de chapéus, gorros, boinas... e é bom que eles mudam a cara das roupas.

ECHARPES

Não consigo me manter aquecida se meu pescoço não estiver enrolado em uma bela echarpe, lenço, pashimina ou cachecol. Que diferença que elas fazem. Além de me manterem quente, são certamente a maneira de mudar o visual e colocar um pouco de cor nas roupas sóbrias do inverno.

SAPATOS

Os sapatos têm que ser impermeáveis para me manter quente. E com sola de borracha. Adoro as botas de montanha mas sei que elas não sempre são chiques para todos os programas. Mas se tiver frio e nevando, vou com minhas botas mesmo. Já levei uns estabacos por vestir sapatos errado na neve, não mais. Sapatos lindos e delicados com solas de couro não foram feitos para os dias frios daqui!

CAMADAS

É importante vestir-se em camadas. Não tão importante a grossura das camadas mas sim o número delas. Tenho sempre uma camiseta de mangas comprida embaixo de tudo pois quando entro nos lugares morro de calor com a calefação e começo logo o strip-tease.

Dependendo da atividade a ser feita, acho que um bom corta-vento ou uma jaqueta a prova d’água é mais eficiente que estes casacões de lã cashmere lindos mas que encharcam na primeira nevasca, além de não pararem o vento.

Percebi que minhas roupas, super boas para a realidade Brasileira, não eram muito adaptadas a realidade daqui. A maneira e o objetivo de se vestir é claramente diferente.

O Suíço é muito mais desencanado que o Brasileiro para escolher suas roupas. No Brasil muitas vezes julgamos os outros pela maneira de se vestir, aqui não tanto. Conheço amigos super descolados com uma situação financeira muito boa e que vivem um inverno inteiro praticamente usando o mesmo casaco, aquele quentinho, neutro e que funciona para todas as ocasiões. Porque não?

Mais sobre o inverno Suíço?

O clima e as quatro estações na Suíça

Neve no verão

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now