Natal em Lausanne, na Suíça

Este ano, excepcionalmente, viajarei dia 24 durante o dia. Geralmente chego em São Paulo a tempo de me climatizar, adaptar o fuso e até fazer umas últimas comprinhas. Neca. Este ano não. Comprei uma passagem pela Swiss usando milhas e vou de voo diurno. Vou chegar do avesso, como sempre, mas foi a maneira mais barata que encontrei para estar com minha família.

A novidade é que fiquei na Suíça até a boca do Natal, coisa que nunca faço. Senti este ano o Natal daqui. E amei!

Para me despedir do Meu Suíço, que passa o Natal e o Reveillon com sua família na Suíça alemã, marcamos um jantar em um restaurante italiano que amamos em Lausanne. Ristaurante St. Paul, nome sugestivo!

Fui de trem para Lausanne. Nos encontramos na gare e para desestressar do dia que antecipa as férias, e ganhar créditos para o exagero que estava por vir, fomos a pé para o restaurante. Uns 30 minutos de caminhada.

Me apaixonei de novo por Lausanne.

A noite estava fria mas não gelada para esta época do ano. 6º C não é frio para dezembro. Lua cheia, noite clara e Lausanne agitadíssima. Virei turista novamente na cidade que vivi.

Toda a cidade estava iluminada com decoração de Natal. Os ônibus circulavam com a mensagem "Feliz Natal" iluminada. Músicas eram ouvidas em todas as esquinas. As barraquinhas de Natal estavam lotadas. As pessoas estavam felizes. Que clima bom!

Fomos caminhando e sorrindo.

Borboletas decoravam a estação de metro do Flon. O prédio do UBS tinha uma projeção bem conservadora, mas linda. O Palace, hotel cinco estrelas de Lausanne, estava embrulhado para presente. A praça St François tinha uma decoração que brilhava. Precisei parar e ficar olhando para ter certeza que não me esqueceria daquilo... as luzes caiam das árvores, como se nevasse neon. Um show!

E assim fomos namorando a cidade, até chegar no São Paulo italiano.

Escolhi polvo de entrada e uma pasta com trufas brancas de Piemonte. Tomamos uma garrafa de Nero d’Avila com Merlot, assemblagem bem interessante e claro, Limoncello de saideira. La vita è Bella na Itália!

Fizemos planos para 2016 e até alguns para 2017. Conversamos sobre ansiedades, medos e alegrias. Lembramos de histórias engraçadas. Demos risadas. Acho que somos boa companhia!

E voltamos para gare, também a pé. Mais cheiro de Natal pelas ruas.

Lá imponente estação de trem, uma enorme árvore de Natal estava escondida dentro de uma bolha... mágico!

Caminhando para casa em St. Prex ainda vimos Fenêtres iluminadas. Boas lembranças.

O Natal é amanhã mas este ano Ele durou Dezembro inteiro!

Boas Festas!

Mais sobre o Natal na Suíça?

O Natal em St Prex

Natal na Suíça, Festa do Advento

Nosso Natal - Suíça no Brasil