Dicas de como andar de trem na Suíça

Andar de trem não é um hábito muito brasileiro. Lembro bem quando meu sobrinho entrou comigo no trem TGV que saia de Paris para Lausanne. Ele, com apenas 10 anos, fascinado pela nova experiência, no meio da viagem solta essa: “Tia Teca, o trem é seguro, confortável, espaçoso e até ecológico. Porque que não usamos mais o trem no Brasil?”. Sorri e quase agarrei. Que menino inteligente!

Andar de trem pode ser apavorante quando não sabemos ler os sinais que nos rodeiam... já vi amigas descoladas pagarem por transportes mais caros para garantir a tranquilidade, daí a ideia de escrever estas dicas simples e até óbvias, mas que podem desmistificar e ajudar alguém a usar este transporte que adoro!

Partindo do princípio que você já comprou seu bilhete, o que fazer?

Para onde ir?

Nos saguões das estações Suíças existe um painel enorme com informações dos próximos trens que sairão.

O mais importante é horário da saída, super hiper pontual aqui!

O destino final aparece em destaque, eventualmente com algumas paradas intermediárias. Se o seu destino não aparecer, sem panico! Deve-se confirmar pelos cartazes amarelos afixados em vários cantos da estação. Estes são super completos!

A informação mais importante é a plataforma (Voie em francês ou Gleis em alemão). É para lá que você deve seguir o mais rápido possível. Os trens suíços não esperam ninguém!

Estou na plataforma, e agora?

Chegando na plataforma indicada, painéis colocados no teto informam a configuração dos trens. Existem vagões de primeira e segunda classe, e algumas vezes vagões restaurantes. Tudo é indicado na zona "Secteur", setor, através de simbolos.

Posicione-se na zona que corresponde ao seu bilhete comprado (marcadas com as letras A, B, C e D).

Geralmente os trens não exigem reserva e nem lugar marcado mais exceções existem, como em algumas linhas especiais que cruzam países ou trens turísticos que atravessam montanhas. Nestes casos é preciso verificar o número do vagão no bilhete, para depois verificar o assento.

No painel exposto na plataforma está sempre a informação do próximo trem a sair dali. Se você chegou muito cedo cuidado para não entrar no trem errado. Se o próximo não é o seu... ops, a plataforma pode ter sido alterada. Fique ligado!

É também neste mesmo painel que são avisados os raros atrasos dos trens suíços. Se acontecer com você observe ao seu redor. É engraçado como um pequeno atraso de três minutos tira o suíço do sério!

Em que vagão entrar?

Nas portas existem números 1 e 2, estes correspondem a classe do vagão. A segunda classe é muito boa, a maioria viaja nela! Eu raramente compro primeira.

Existe também desenhos de bicicleta ou de cadeira de rodas estampado nas janelas. Estes indicam que aquela entrada é conveniente para aquele tipo de viajante pois existe um lugar especial reservado para estacionar o acessório.

Não raro os vagões apresentam um luminoso externo indicando o destino do trem. Estes luminosos são presentes principalmente em rotas onde os trens se dividem... neste caso é melhor olhar onde está entrando para não acabar em outro canto!

Onde colocar as malas?

Demorei para aprender que um lugar fácil de colocar as malas é entre as cadeiras. Lá existe um espaço que malas médias e pequenas cabem bem. Se não, junto a porta de algum dos vagões existem prateleiras reservadas para malas.

Outra opção é colocar as malas na prateleira junto ao teto... mas aí tem que levantar a mala sozinha, nem sempre possível!

Nos trens mais modernos, onde os assentos são suspensos, é possível colocar a mala deitada embaixo das cadeiras.

Para trens vazios, é normal deixar as malas ao seu lado mas aí é bom ter plano B pois se ele enche de repente, cabe ao viajante ocupar um único acento, ou seja, sumir com a mala.

Como saber quando descer?

É normal relaxar e tirar um cochilo quando a viagem é longa mas e ai, acorda e faz como para aber onde está?

Dentro dos trens existem painéis luminosos, ou monitores de televisões, que mostram a próxima parada (prochain arrêt). Eles também indicam se o toilette mais próximo está vazio (verde) ou ocupado (vermelho).

É seguro?

A Suíça é um país super seguro mas infelizmente mais e mais malandros têm mudado para cá. É sempre aconselhável levar suas coisas com você ou pedir que alguém (com cara boa) fique de olho quando você precisar se ausentar. Ficar de olho nas malas durante as paradas e não deixar seus objetos esparramados por todos os lados certamente ajudará a evitar aborrecimentos.

Posso circular entre os vagões?

Aqui na Suíça existem trens modernos e trens antigos operando em perfeito estado. Os mais modernos geralmente não têm divisão entre vagões, o que permite andar livremente sem ter que abrir portas. É um corredor infinito onde as pessoas circulam facilmente.

Quando andar no trem é aconselhável sempre levar o ticket e seus pertences.

Pode-se trocar de lugar ou de vagão desde que a classe seja a mesma e o trem não exija reserva prévia.

Posso ocupar mais de um assento?

Pode, se o trem estiver vazio. Se alguém solicitar sentar ao seu lado, cabe a você abrir espaço. Não é facultativo.

A boa educação indica que, quando entrar uma multidão no trem, as pessoas abram espaço sem serem solicitadas.

Posso colocar os pés no banco do trem?

O Suíço é um povo extremamente respeitador. É normal que todos cuidem dos bens comuns, inclusive o banco onde outros sentarão.

Em trens vazios as pessoas tiram os sapatos para esticarem os pés, mantendo as meias. Também colocam bolsas ou casacos para proteger o assento dos sapatos.

Quando alguém coloca os pés diretamente no banco, este é visto como mal educado e não raramente outros chamam atenção, solicitando a tirada do pé de lá. Certamente um constrangemento desnecessário... melhor respeitar!

Semana passada ví uma mulher esparramada, com os pés calçados no banco (foto a esquerda). É desconcertante assistir a tamanho desrespeito quando se é acostumada a respeitar e ser respeitada. Quando atendeu o telefone ficou evidente o que já era desconfiado: era estrangeira... muito feio!

Como descer?

Normalmente os trens param em todas as estações e cabe aos passageiros abrir as portas para entrar ou sair (geralmente um botãozinho verde) quando o trem estiver totalmente parado.

Existem porém algumas pequenas estações onde os trens só param quando solicitados (arrêt sur demande). Neste caso cabe ao viajante apertar uma campainha para o trem parar.

Uma novidade recente é encontrar alguns nomes de personalidades suíças escritos nos vagões. Você sai do trem instigada pensando quem seria o fulano...

Não entendi de cara mas depois percebi que nada mais é que uma maneira de aguçar a curiosidade dos viajantes, fazendo com que eles se envolvam mais com a cultura e as personalidades suíças importantes! Bacana não?

Mais sobre viagens de trem?

Alugar carro ou viajar de trem pela Suíça?

Viajar de trem na Suíça