As Crianças no Carnaval Suíço

Já disse aqui que enlouqueci no Carnaval de Chur. Mas, o que me deixou maluca mesmo foi ver a riqueza das fantasias das crianças.

Claro, no frio é mais fácil e elegante se vestir, isso é incontestável mas, o que me ganhou mesmo foi a criatividade e a naturalidade com a qual as crianças vestem uma fantasia e se divertem, é impagável.

E elas estavam em todos os lados, desfilando, brincando, assistindo, nos ombros dos pais. E sempre com perucas, brilhos, maquiagens, óculos. Um espetáculo a parte!

Lembrei muito do meu sobrinho, que quando pequeno tinha mais fantasias que roupas. Minha irmã teve que colocar uma arara na sala de televisão para pendurar o arsenal. Ele se fantasiava, não se vestia. Ia para a escola um dia de pirata, outro de índio... coisa mais natural do mundo. Não estava nem ai. Era uma farra. E eu, já aqui na Europa, via as fantasias de carnaval e imaginava os olhinhos dele brilhando. Queria comprar todas. Mas não comprava, eram para o frio e no Brasil fantasia é sinônimo de calor.

Agora eu entendo. Dá para se fantasiar no frio. E arrisco em dizer que eles ficam ainda mais fofos, porque a pintura do rosto não derrete. Uma delícia de ver!

Como Brasileira, enlouqueci.

Me senti privilegiada de poder participar de uma festa tão local, nada tradicional para o turismo suíço.

E melhor mesmo foi fugir das cores sóbrias do inverno! Chur se coloriu no desfile!

Foi uma viagem suíça inesquecível.

MAIS SOBRE O CARNAVAL SUÍÇO?

Políticas e críticas no Carnaval Suíço

Carnaval Suíço