Carnaval na Suíça


Este ano passei o carnaval em Chur, na Suíça Alemã. Meu Suíço me prometeu que a viagem valeria e que eu iria ver algo totalmente diferente. Topei!

O Carnaval é organizado por uma associação, que tem sua renda vinda da venda de broches comprados pelos participantes. A compra é compulsória mas não tem como escapar dela uma vez que associados te assediam até que você desembolse os CHF 10.- que, cá entre nós, vale a pena.

Existe uma programacão para lá de precisa. A noite de sexta feira acontece o aquecimento, onde blocos e bandas se apresentam no centro antigo e pessoas circulam e dançam fantasiadas para todos os lados.

No sábado as duas horas, começa a parada. As ruas principais de Chur são então bloqueadas e ocupadas pelos blocos, para lá de organizados.

Não só no desfile mas em todos os cantos, as fantasias são coloridas e elaboradas. O público que assiste arrasa também.

O som não é como nosso samba. A música lembra uma fanfarra surpreendentemente ritmada. A banda é super bem produzida.

Sábado a noite o centro antigo vira uma festa. Os restaurantes decorados ficam abertos até de madrugada. Menus especiais de Carnaval são disponibilizados. As bandas se reunem em volta de mesas imensas, todos fantasiados e maquilados, como se fosse a coisa mais normal do mundo frequentar um restaurante daquela maneira.

Mais tade, todo mundo, perfeitamente fantasiado, circula no centro antigo de Chur. Mudam de bar em bar, uma deliciosa via sacra inesgotável. Usam a acústica dos monumentos históricos para amplificar a batida da música de carnaval. Uma festa a céu aberto!

Como o carnaval é no inverno, as pessoas podem caprichar nas fantasias e nas maquiagens. É um luxo. Muito bonito mesmo.

E notei que não é um evento de turismo, as pessoas se divertem, curtem, participam de verdade. É uma festa feita por e para os suíços.

No domingo acontece o desfile das crianças mas este eu perdi. Tive que pegar o trem para voltar para Saint-Prex. Ano que vem vou me programar melhor. Odiei não ter levado minha peruca... a gente sem fantasia se sente de fora.

Como brasileira, enlouqueci. Muito diferente do nosso Carnaval, em todos os sentidos. Diferente, nem melhor nem pior!

Fotografei o fascínio que vivi feito uma louca. Colocarei as fotos em blogs diferentes, todos sobre carnaval.

Aproveitem! Eu aproveitei... apesar da falta da peruca!

MAIS SOBRE O CARNAVAL SUÍÇO?

As Crianças no Carnaval Suíço

Política e Críticas no Carnaval Suíço