Salão do Automóvel em Genebra, Suíça

O International Motor Show, ou Salon International de l’Auto é o Salão do Automóvel mais famoso e disputado do mundo. Nele acontecem em primeira mão os lançamentos das marcas mais tradicionais e é nele também que as tendências do mundo automotivo são percebidas.

O salão de Genebra acontece geralmente no início de Março no parque de exposições Geneva Palexpo, um centro de convenções imenso e idealmente localizado ao lado do Aeroporto Internacional de Genebra, onde existe uma estação de trem. O evento é tão conhecido que os hotéis lotam e até aumentam os preços para aquela dada semana.

O primeiro salão do automóvel aconteceu em 1905 e desde então todas as mudanças na história do automobilismo são lançadas em Genebra. Carros exóticos, tendências de cores e curvas, mostra de protótipos, mudanças técnicas, parcerias internacionais, tudo é anunciado e lançado neste mega evento.

Este ano será o 86º salão e acontecerá de 03 a 13 de março. 700,000 visitantes são esperados. Salas VIP e muita paparicação esperam os visitantes top. A essa altura as grandes montadoras já estão loucas para saber dos lançamentos, as vantagens técnicas dos produtos que venderão e os segredos da concorrência.

Neste evento, pela 5ª vez, será eleito o carro do ano. Imagine a ansiedade do pessoal.

A briga entre os expositores é enorme para ganhar o favoritismo do público uma vez que é neste Salão que muitos suíços decidem as trocas de automóveis. Negócios são fechados e cada oportunidade é concorridíssima!

Eu fui a alguns Salões do Automóvel por aqui e também a alguns no Brasil. Como estudei Engenharia mecânica, lembro de ter ido com os meninos da minha classe em mais de um, no Anhembi, na época. O que me marcou era a badalação que acontecia ao redor da mulherada nos stands. Sinceramente penso que os caras iam mais para ver as meninas que para ver os carros. Outra época, espero. Aqui, quando fui, achei que a mulher é menos objeto e o carro que está em evidência. Ainda bem!

Mas é divertido. A gente entra dentro dos carros e sonha.

E aqui tem todas aquelas marcas que a gente nunca vê. Aquelas famosas, raras, caríssimas!

Fui uma vez com uma amiga inglesa, nós duas na época procurávamos emprego mas mesmo assim, escolhemos nossos próximos carros. Sonhar por lá pode.

E se quiser sonhar, a dica de ouro é ir de trem, por dois motivos. O primeiro é que o transito fica enorme perto do Palexpo, onde parar o carro vira um estresse. O segundo é que depois de ver todas aquelas máquinas sensacionais, a gente sempre se frustra em dirigir nosso próprio carro. Melhor ir de trem. Normal não?