O que comprar na Suíça: Freitag, o top design suíço


Freitag é sexta feira em alemão e aqui na Suíça é também a marca de maior sucesso contemporâneo.

Freitag também é o sobrenome de dois irmãos, os irmãos Freitag, que em 1993 eram estudantes de design gráfico e queriam encontrar uma maneira segura de transportar seus desenhos quando fossem para a universidade de bicicleta. Imaginaram que os mensageiros deveriam ter também esta mesma necessidade.

Enquanto pedalavam, observavam os inúmeros caminhões que passavam por eles na estrada em Zurique, e notaram que a lona usada no transporte, além de garantir resistência a água e ao vento, é também um material colorido, original, vivo e extremamente resistente e durável. Bingo!

Com esta ideia inicial, desenvolveram suas primeiras malas de mensageiros feitas com lonas de caminhões, pneus de bicicletas e cintos de segurança. Tudo usado e extremamente resistente. As primeiras bolsas foram confeccionadas na sala da casa deles. As lonas eram lavadas na banheira, cortadas entre sofás e televisão e costuradas com a máquina de costura da mãe. Mais artesanal impossível. Todas as bolsas eram únicas e exclusivas, nunca produziam duas Freitag exatamente iguais, algo que foi mantido.

Hoje a Freitag é símbolo da criatividade e da versatilidade do suíço. Um dos melhores exemplos de design contemporâneo suíço, a marca FREITAG oferece um produto resistente, único e ecologicamente correto.

Os irmãos cresceram, expandiram seus negócios, profissionalizaram e hoje apresentam seus produtos em mais de 40 versões, tendo bolsas, porta celular, pastas de trabalho e assim vai... seus produtos são comercializados online ou em lojas multimarcas, são fáceis de serem encontrados. Como cada artigo é exclusivo, eles são apresentados em caixas de papelão que abrem como gavetas. Empilhadas, formam uma divertida estante.

Independente do sucesso e do reconhecimento por representarem uma geração moderna, focada na funcionalidade, no estilo e no impacto ambiental, eles se mantêm fieis aos princípios de usarem lonas usadas e de oferecerem somente produtos exclusivos.

E os produtos Freitag são caros. Claro. São exclusivos. Representam uma geração. Duram uma vida toda. E quanto mais usados, mais bacana eles ficam.

Na Suíça todo mundo que pode tem algo deles. É charmoso. Descolado. Não raramente a gente vê homens bem sucedidos vestidos impecavelmente de terno e sapatos italianos, carregando uma Freitag atravessada no peito. Eu adoro. Espero que esta moda dure tanto quanto os produtos feitos por eles.

Quando me perguntam o que comprar na Suíça, este é um ítem da minha lista!

Olhe que divertido o vídeo abaixo... reproduzido do site www.freitag.ch