Invenções Suíças: Bircher Muesli


O suíço se orgulha de ter inventado o prato super saudável que apelidou de Biercher Muesli, ou Birchermüesli. Não tem como escapar dele no café da manhã dos hotéis suíços e se ficar atento, vai encontra-lo em padarias, supermercados e lugares para refeições rápidas.

O prato nada mais é que um poderoso cereal completo, com aveia, grãos, leite, yogurte e frutas frescas. Foi desenvolvido pelo Dr. Maximilian Bircher-Benner em 1900 para cuidar de seus pacientes internados no hospital. O nome é uma homenagem ao inventor.

A palavra Mues em alemão significa puré. Antigamente era preparado na noite anterior, onde o prato era embebido com água e limão e repousava até ser consumido no café da manhã, já meio empapado, na forma de um puré.

Inicialmente medicinal, este puré de cereais, hoje feito com granola, grãos, yogurte e frutas secas e frescas, ganhou popularidade nos anos 60 quando fomentou-se o interesse por comidas saudáveis e pratos vegetarianos.

Hoje, depois de 100 anos, este prato, que é praticamente uma refeição, é bastante popular na Suíça alemã e na Alemanha.

Com o tempo, surgiram versões lights e variadas. Mel local, temperos e chocolates ganharam espaço. Tem até quem inclua nesta rica e nutritiva mistura café. Eu estou fora!

Dá para comprar já pronto já industrializado nos supermercados ou simplesmente é feito artesanalmente em casa ou em padarias charmosas. Esta segunda opção é a minha preferida, principalmente quando estou fora de casa, em aeroportos... fujo dos sanduíches na rua.

A maioria dos suíços não come três refeições super completas. Tomam um bom café da manhã, e almoçam ou jantam. A refeição pulada é substituída por uma fruta ou mesmo por um rico Muesli.

Em casa nós optamos por jantar juntos ao invés de almoçar. Adoro quando toda a casa cheira algo gostoso no forno. E a noite é a hora de colocar o papo em dia, de sentar em volta de uma mesa charmosa, acender velas, abrir uma garrafa de vinho e relaxar.

E para pular uma refeição, aprendi com Meu Suíço a comer esta delícia nutritiva. E é bem verdade que ela vale por uma refeição. Ele muitas vezes pula o almoço alimentando-se somente de Bircher-Muesli. Acho engraçado que ele, que não cozinha nada, tem no seu escritório todos os ingredientes para fazer o seu. E faz. Quando almoça Bircher-muesli, não chega a noite faminto, pelo contrário!

A receita original segue abaixo mas, para ser sincera, acho que ninguém segue mais esta receita. O que é bom é que cada um faz como quer e como gosta. Não tem nada mais flexível na Suíça! Eu uso o que tenho na geladeira e geralmente fica gostoso.

Receita original Bircher Muesli:

  • 1 Maçã grande complete, com casca e sementes.

  • 1 colher de sopa de nozes, avelãs ou amêndoas picadas

  • 1 colher de flocos de aveia previamente embebida em 3 colheres de sopa de água.

  • Suco de ½ limão

  • 1 colher de mesa de creme ou mel

Mistura-se então o creme ou mel com a aveia e o suco do limão. Adiciona-se a maçã ralada a esta mistura, enquanto mexendo.

Eu troco tudo, coloco framboesas ou morangos ao invés da maça. As nozes e cereais eu já compro em uma boa granola completa e coloco yogurte natural com um pouquinho de mel e pronto. Exagero em todas as quantidades, principalmente a da granola, que eu amo!

Uma delícia. Mas é uma bomba calórica porque nozes têm a famosa boa gordura, mas engordam.

Saudável, faz com que a gente pule uma refeição. E é bom. Vale experimentar.