Primavera antecipada na Suíça

O dia oficial do início da primavera no hemisfério Norte é 21 de Março, hoje. Certo? Mais ou menos...

Acabei de entender o que significa equinócio, na astronomia. É o instante em que o Sol cruza o equador celeste fazendo que a duração do dia seja exatamente igual a da noite. Ou seja, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente exatas 12 horas de duração.

Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro, quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul.

Ocorre que este ano, por diversos motivos, o equinócio aconteceu ontem, 20 de Março, as 5:30 horas e 11 segundos aqui na Europa Central. Este fato caracteriza a primavera de 2016 como uma das mais precoces por aqui.

E eu nem precisava saber disso tudo pois testemunhei a mudança de estação em tudo por aqui.

O tempo do final de semana estava simplesmente sublime.

No sábado fui andar na neve, que adoro, mas logo percebi mais macia e já derretendo. Em Les Paccots algumas falhas na neve começaram a aparecer nas pistas de snowshoeing. Nas colinas brancas, alguns verdes despontavam timidamente no meio da neve. Nada que prejudicou a caminhada, mas os sinais estavam lá.

O céu azul, sem uma única nuvem para contar a história, parecia já saber que a primavera foi antecipada.

Andamos por duas horas. Lugar lindo. Trilha fácil. Nos perdemos um pouco, acho que distraidos pelo encanto do lugar, mas logo encontramos um casal francês que nos avisou de umas avalanches e deslizamento de pedras um pouco adiante. Claro, calor do cão, a neve derrete e rola morro abaixo mesmo. Mudamos a direção do nosso percurso e voltamos em segurança.

Antes de ir para casa, passamos na loja de jardinagem pois eu queria começar a organizar nosso jardim.

Acho que ontem, domingo, foi o dia oficial de abrir os terraços. Estava a Suíça inteira comprando coisas de jardim.

Ouvimos vizinhos trabalhando nos jardins, descobrindo os móveis do terraço. Crianças finalmente soltas nas ruas. Senti até um cheirinho de churrasco. Churrasco em Março? Pois é...

Refiz meus vasos, ou melhor, replantei algumas das minhas caixas de vinho. Joguei fora plantas que não resistiram ao frio intenso e plantei as sementes do que serão minhas abóboras este ano. Estas ainda moram dentro de casa porque na primavera as noites aindas são bem frias.

Como a primavera muda o humor das pessoas! Todos sorrindo, felizes, cantarolando pelos cantos. Chegou a fazer 17C. Uma delícia para quem só viveu temperaturas de um dígito nos últimos cinco meses.

A gente só percebe o milagre quando vive nele.

Tudo se transforma.

E a Suíça acordou do inverno ainda mais exuberante, colorida, sublime.

No nosso jardim os bulbos de Narcisos escondidos na terra já floresceram.

Ninguém sabia o que era equinócio mas todo mundo se sentiu na primavera ontem.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now