
Lavaux é uma área entre Lausanne e Vevey de aproximadamente 30 kms margeando o Lago Genebra. Nela estão plantados os vinhedos milenares tombado pela UNESCO como patrimônio da humanidade. É simplesmente um desbunde.
Explorar Lavaux é uma delícia. Programa bem local, é possível fazer exatamente como os Suíços fazem, caminhar, andar de bicicleta, apreciar de trem ou naqueles trenzinhos pequenos, de barco. O que quiser. O importante é ir. Lavaux é enorme, tem espaço para todos os gostos.
Com pequenas cidades lindas entornadas de videiras, Lavaux é um lugar para se ir com calma, sem pressa, e curtir. Palco de inúmeras festas e festivais no verão, Lavaux é diversão garantida.

Conhecido por suas cores, que mudam a cada estação, os vinhedos de Lavaux podem ser explorados nas quatro estações. E suas cores certamente serão diferentes a cada uma delas. Vai do branco a verde claro, passa pelo verde escuro, que transforma-se em amarelo avermelhado e marrom. Um ciclo que é um show!
Lugar romântico, cheio de terraços onde se come bem, se toma bons vinhos ou simplesmente não se faz nada. É um dos meus cantos preferidos para picnics.

Visitar pequenos propriedades produtoras de vinhos é sempre uma experiência deliciosa e única.
Lá produzem 250 famílias produzem vinhos deliciosos. 80% da produção é de vinhos brancos, especialmente da uva Chasselas, uma uva pequenininha e bem característica nos vinhedos Suíços. Têm três apelações: Lavaux, Dézalay e Calamin. Adoro o Dézalay, meu favorito.
Tudo isso para dizer que é lindo e que o início da primavera traz o verde para os vinhedos. Acho que estou com saudades de andar por lá.
Nostálgica, encontrei este vídeo no YouTube:
Fonte: Publicado em on Jul 2, 2015 - Lavaux (Switzerland/Suisse) in 4k (GoPro 4 + Drone)Shot with a GoPro Hero 4 black)
Claro que fiquei com vontade de fechar o computador e escapar para lá. Impossível não dividir aqui.
Lavaux vale a pena. E muito!