
Trabalhando aqui aprendi que pássaros são um grande problema para os agricultores. Fiquei surpresa, trabalhei muitos anos com agricultura no Brasil e não me lembrava deste ser um problema tão sério como por aqui. Tinham pássaros sim, mas estes não eram a preocupação número um do agricultor.
Aqui algumas empresas de semente tratam as sementes especificamente com repelentes de aves, para afastar o vilão que ataca a plantação. Ou tratavam, pois este assunto de tratamento de semente aqui é cada dia mais polêmico....
Sem discutir o mérito do assunto, percebo que existe por parte dos suíços uma clara preferência pelo produto local e pelo orgânico. Se for os dois, melhor ainda! E eles se viram para evitar os químicos em seus campos.
O que chama a atenção mesmo é a maneira criativa com que os suíços tentam se livrar do indesejável invasor sem o uso de químicos. Lembro do tempo que o espantalho era usado para isso. Não mais.

Aqui é muito comum ver nos jardins garrafas pet espalhadas. Alguns agricultores mais caprichosos até mesmo cortam as garrafas de maneira que estas girem quando o vento sopra, pois este movimento de catavento afasta os desagradáveis visitantes. O princípio é simples. O pet reflete o sol, afastando os pássaros.

E tem também muitos DVDs espalhados pelas plantações.
Latas de alumínio.
Mesmo princípio.
Funcionam.
Aqui em casa cuidamos do nosso jardim. Dá um trabalho do cão mas virou até terapia... relaxa a gente. A grama e ervas daninhas fazem parte do departamento dele. As flores e abóboras, do meu.

Meu Suíço, depois do longo trabalho de tirar as ervas daninhas com as mãos, todo ano coloca sementes no jardim. É bom para renovar o gramado depois do longo inverno. Claro que este monte de semente vira a festa da passarinhada.
Ele rala o final de semana inteiro no jardim e n seunda, vai trabalhar e eu assisto de camarote uns 50 pássaros acabando com o trabalho dele. Acho uma covardia. Espalho então todo o nosso estoque de pets, que guardamos para serem reciclados, no jardim.
Imagino que quem olha todos aqueles pets espalhado na grama deve pensar que somos uns porcos desorganizados, relaxados e descuidados, jogando lixo para todos os cantos.
Mas não é que funciona? A passarinhada dá uma trégua.
Vale o risco da fama!