7 dicas para dirigir nas estradas suíças


Cada país tem suas particularidades quando se trata de dirigir. Muito se aprende a medida que se experimenta mas, na estrada, em alta velocidade e percorrendo distâncias maiores, nem sempre temos o tempo de descobrir as manhas.

Após um ano por aqui é obrigatório tirar a carteira de motorista suíça. Decidi ter umas aulas para pegar umas dicas antes do exame prático. Aprendi bastante nestas aulas, até passei no exame de cara mas, o que me ajudou mesmo, foi o tempo. Só o tempo para poder decifrar as particularidades da maneira de dirigir do país.

Como pagar o pedágio?

Não existe pedágio na Suíça, o que existe é um selo, chamado vignette em francês, comprado uma única vez e que vale para todas as estradas suíças durante um ano. A vignette, se colocada no vidro, quando retirada é inutilizada. Tem que ser colada no vidro da frente do carro independentemente do número de vezes que se pretende pegar a estrada, para uma vez ou todos os dias do ano o preço é o mesmo. A de 2016 é válida de 1º de dezembro de 2015 até 31 de Janeiro de 2017, e custou CHF 40.-

Velocidade máxima muda

A velocidade máxima das estradas suíças é 120 km/h. O que achei interessante é que os carros já entram na estrada acelerados, ou seja, já entram bem próximos da velocidade máxima. Os carros que transitam na faixa da direita geralmente mudam para a pista esquerda, cedendo a passagem para o que está entrando.

Muitas estradas são monitoradas por câmeras e têm placas adaptáveis à situação corrente. Quando muito trânsito, as placas diminuem a velocidade máxima e liberam o trânsito no acostamento. Não adianta memorizar, tem que estar ligado sempre!

Atenção à velocidade nos túneis

Nos túneis suíços a velocidade máxima permitida geralmente diminui para 100 km/h. Tem que ficar ligado pois geralmente no final dos túneis existe um radar.

Proibido detector de radar

Os detectores de radar são proibidos na Suíça. Seu uso pode implicar em multas. Alguns GPS desabilitam esta funcionalidade quando se cruza a fronteira. Se acostumou, desacostume!

Xixi no posto

Sabe aquela parada estratégica? Em muitos postos suíços existem lojas que cobram a sua passagem pelo toilete. O que muitos não sabem é que em alguns estabelecimentos o valor pago no toilete pode ser deduzido do valor consumido. Quando colocar a moedinha na máquina, o segredo é guardar o recibo emitido e depois utiliza-lo como parte do pagamento da conta.

Paradas estratégicas na estrada

Quem não quer parar em um posto de gasolina mas precisa de um tempo para esticar as pernas, deixar o cachorro circular, ou mesmo fazer um xixi, deve procurar as áreas de estacionamento, sinalizadas na estrada com um grande P. Nestas áreas é possível fazer xixi, circular um pouquinho, encher a garrafinha de água e até mesmo desfrutar das mesas de madeira para fazer um picnic. Tudo gratuito e geralmente bem limpo.

Multas progressivas para álcool e serviços na estrada

Quando existe algum trabalho de manutenção na estrada, a velocidade máxima diminui conforme indicado no local. Acontece que se existir alguma infração de velocidade durante os serviços, o valor da multa será mais alto que normalmente, pois a vida de um trabalhador foi exposta a risco. O mesmo acontece com consumo de álcool acima do limite 0.4 miligramas de álcool por litro de sangue. Dependendo do álcool encontrado, o condutor e o passageiro são responsáveis e, além de multados podem até terminar na cadeia. Não tem choro nem vela.

Boa viagem!

Mais sobre dirigir na Suíça?


Dirigir nas estradas suíças




Dirigir na Suíça pode custar caro

Como estacionar carros na Suíça?

Alugar carro ou viajar de trem pela Suíça? Viajar de trem na Suíça

Dirigir na Suíça

Mudei para Suíça, posso dirigir com minha carteira de motorista Brasileira?

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now