Muitas pessoas me perguntam como é o clima na Suíça, e qual a melhor época para visitar o país. Pergunta difícil, em todos os sentidos.


O clima tem mudado de ano para ano. Meu inverno mais rigoroso foi em 2012, no mês de fevereiro chegou até a congelar as fontes do museu olímpico. Lembro que a noite que saí pela primeira vez com Meu Suíço fazia -17oC, um horror de gelado. Voltei a pé para casa. Primeiro encontro faz milagres!
Em dez anos por aqui já vi neve em abril, vivi setembro com temperaturas quentes e quase derreti um mês de julho. Muito difícil prever.
Mais difícil ainda é palpitar, pois é preciso saber o que cada um gosta e espera fazer de sua viagem.
Para curtir o inverno, esquiar, andar de balão, comer bem e caminhar de raquetes, Janeiro e Fevereiro são meses excepcionais.


A primavera é milagrosa. De repente, em um passe de mágica, tudo fica colorido. E as cores contrastam com as montanhas ainda nevadas. Um desbunde. Começam os festivais, programações gostosas começam a nos tirar de dentro de casa.
O verão na Suíça é diferente de tudo que vivemos no Brasil. Subir montanhas, desfrutar de dias longos de até 15 horas de claridade e se refrescar nas águas geladas do lago são experiências únicas.
O outono traz todas um desfile de cores maravilhosas. Friozinho a noite e gostoso durante o dia. Uma delícia para passear.
Como gosto de dados, acrescento aqui três gráficos que indicam o que esperar do clima da Suíça mês a mês.
Os dois primeiros gráficos foram trazidos do site www.worldweatheronline.com e mostram a média de dez anos, de 2002 a 2012, para a cidade de Zurique, para temperaturas e volume de chuva.



O terceiro gráfico, a esquerda, encontrei no site https://ptaff.ca/soleil/ e ilustra, para a cidade de Lausanne, os horários do nascer (linha amarela) e do pôr do sol (linha vermelha) durante um ano inteiro. O gráfico mostra também o total de horas com claridade (linha azul). Mostra em suma a duração dos dias. Para alguém mais diurno, desfrutar 15 horas de claridade pode ser uma experiência inesquecível.
Agora, se quiser mesmo assim que eu palpite, é só me procurar que vou adorar ajudar!