Saint-Prex, cidade medieval na Suíça francesa


Saint- Prex fica na Suíça Francesa, em uma localização privilegiada na borda do Lago Genebra, entre Lausanne e Genebra, região conhecida como La Côte. É a cidade que moro há 3 anos, e onde aprendi tanta coisa...

É uma cidade minúscula, quase um povoado, como costumo provocar Meu Suíço, com aproximadamente 6,000 habitantes. St Prex se estende em 549 hectares, sendo 34 de florestas, 33 de vinhas e 286 hectares dedicados à agricultura. Ou seja, 65% da área é basicamente rural. Digo que moro no meio do mato!

Com os 33 hectares de vinhas, destacam-se dois grandes produtores de vinho, que valem ser visitados. O vinho da Terre Neuve já ganhou diversos prêmios e pertence a um produtor muito simpático e querido. É meu preferido. Gosto bem deste tipo de vizinhos!

Apesar da ruralidade predominante, St-Prex também tem comércio, artesãos e multinacionais. Sim, a sede global da Farmacêutica Ferring e a sede europeia da nossa brasileira Vale ficam aqui.

Mas o charme de St Prex é seu Bourg, ou a cidade antiga. O Bourg foi construído no ano de 1,234, basicamente para proteger a cidade de Lausanne de ataques. A localização privilegiada, na ponta de uma baia, visualizando Lausanne , permitia que sinais de fogo fossem enviados, em caso de ataques.

A cidade medieval foi murada no século XVI e rodeada por um fosso, que se aproveitava da água do lago. Infelizmente nem toda a muralha sobreviveu a um incêndio mas a cidade exibe uma torre original daquele tempo.

Na torre, imponente porta de entrada para o Bourg, foi colocado o relógio que exibe o lema da cidade: “Laissons dire et faisons bien”, algo como “deixemos que falem, e faremos bem feito”. Acho este lema bem suíço. Adoro.

E não tem quem não se seduza andando no Bourg. Cheio de casinhas charmosas, varandas floridas e casas de pedra, além de duas vistas maravilhosas do lago. Uma viagem no tempo.

Saint-Prex é ligada ao resto da Suíça por uma estação de trem, com trens que passam duas vezes por hora, e algumas linhas de ônibus. Lausanne fica a 15 minutos de trem direto e Genebra a 50 minutos, com conexão. No verão Saint-Prex é parada dos barcos que circulam no Lago Genebra. Uma delícia de passeio é ir até Yvoire de barco, saindo do lindo Bourg.

Outra curiosidade é que um dos acessos à Santiago de Compostela, para quem vem do leste da Europa, passa por Saint-Prex. Não é raro encontrarmos alguns peregrinos no caminho entre as videiras.

Tem dois grandes campos de futebol e de vez em quando sedeia jogos oficiais por aqui. Este inverno, ouvi dizer, terá uma pista de patinação no gelo. Nada mau como programa para a criançada.

O que mais adoro em viver em St-Prex é que é como se vivesse antigamente, mas com toda a infra atual. As crianças vivem soltas, vão a escola sozinhas, brincam na rua. Os vizinhos se conhecem e mantêm tradições de festas de rua. Podemos andar sozinhos com segurança em florestas e ruas. Ando um quarteirão e estou na área rural. E a cidade grande, com toda a estrutura comercial e serviços fica só a 5 minutos daqui.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now